Segunda-feira, 31 de Março de 2008

MULHERES MAIS SEGURAS IV...continuação e final da lista de procedimentos seguros a ter diáriamente

 

Nos Transportes Públicos
 

Quando andam de autocarro, comboio ou eléctrico, as senhoras podem lembrar-se de algumas recomendações úteis que as ajudam a estar mais confiantes.

 

Para começar, as mulheres devem preferir sempre as paragens de autocarro menos isoladas, especialmente durante a noite. Nos autocarros com poucos passageiros, devem também procurar sentar-se perto do motorista e junto de outras mulheres. Se alguém provocar algum incómodo, a melhor forma de reagir é fazer uma queixa ao motorista.

 

No metropolitano ou no comboio, evitar as carruagens vazias e tentar viajar em carruagens onde se encontrem funcionários da empresa são conselhos que não podem ser esquecidos. Se possível, no momento de desembarque, as mulheres devem também escolher estações com acessos mais rápidos e curtos.

 

 

 

Mulheres Mais Jovens
 

As senhoras mais novas devem ter cuidados redobrados. As recomendações dos pais não podem ser esquecidas, mesmo que, à partida, a desobediência pareça não trazer qualquer problema.

 

Ter Companhia

 

As jovens devem sair, preferencialmente, com amigos de confiança e regressar a casa com eles. Os pais devem sempre saber onde as adolescentes se encontram e ter como contactá-las caso surja uma situação mais urgente.

 

Se vão para longe, sozinhas ou com amigos, devem recorrer ao transporte de um parente ou chamar um táxi. A hora de regresso, bem como a forma de voltar, devem também ser planeadas e cumpridas firmemente.

 

Procurar um Emprego Seguro

 

Muitas vezes as jovens pretendem ganhar independência, arranjando trabalho a tempo parcial. Para não se depararem com situações desagradáveis que coloquem em risco a sua segurança, as adolescentes devem procurar essa ocupação através de familiares ou amigos. Caso não isso seja possível, aconselha-se muito cuidado na resposta a anúncios.

 

Tendo arranjado um emprego, no primeiro dia as jovens devem ir acompanhadas de um familiar ou pessoa amiga de confiança que possa confirmar a seriedade da oferta de trabalho.

 

Manter-se Contactável

 

Onde quer que estejam, as jovens devem ter a possibilidade de fazer um telefonema, caso surjam situações de urgência ou mesmo de emergência. Neste sentido, devem ter sempre dinheiro ou saldo suficiente para uma chamada e os números de telefone adequados.

 

 

 

Se o Pior Acontecer
 

Não é possível estar-se suficientemente preparada para situações de violência, roubo, assalto, etc. Contudo, é importante pensar, antes de qualquer ocorrência, na melhor forma de reagir.

 

Se não estiver a ser atacada, mas apenas ameaçada, a mulher deve procurar manter o sangue frio e ver como pode escapar. Porém, se for agarrada, deve evitar que o atacante prenda as duas mãos ao mesmo tempo, para melhor se defender.

 

Em todos os casos, a cidadã deve tentar chamar a atenção de outras pessoas, gritando ou accionando um alarme pessoal, por exemplo.

 

 

 

 

Apresentar Sempre Queixa
 

Não importa se foi um ataque ou um assalto, nem mesmo o valor do prejuízo, as mulheres devem sempre apresentar uma queixa na esquadra mais próxima. As autoridades só podem chegar até ao delinquente e evitar novos crimes se tiverem a ajuda das senhoras que foram vítimas de furto, roubo, violência, etc.

 

Em caso de agressão, as cidadãs devem procurar imediatamente ajuda médica. Nas situações que envolvem ferimentos ou violência sexual, tem de existir um testemunho médico que prove a existência de acção criminosa.

 

É também importante que se mostrem os sinais evidentes da agressão sofrida tanto ao médico como às autoridades. Por exemplo, se existe roupa rasgada ou enlameada, as mulheres não devem mudar de roupa ou lavar-se antes de apresentar a queixa.

 

 

Serviços Relacionados

 

 

 

sinto-me: Carpe Diem
música: Fados da MARIZA
publicado por mileumpecados às 11:22
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. St. Valentine's... O AMOR...

. A "INÚTIL" (PROFESSORA) e...

. Memórias ...

. Bolo 3D "Faísca MCQUEEN"....

. Violeta e o seu ursinho d...

. "I'm free and wild"...mot...

. Presentes bem docinhos......

. OVELHA CHONÉ ...bolo 3D

. ARROZ DOCE, eterna tradiç...

. O COMANDO É MEU...bolo 3D

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Outubro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

.Google Analytics

.Clicky

Clicky Web Analytics

.Chicklet Chooser

Add to Google Reader or Homepage

.woopra

blogs SAPO

.subscrever feeds