Segunda-feira, 7 de Abril de 2008

Terceira Travessia do Tejo no Eixo Chelas-Barreiro

A construção da terceira travessia do Tejo no corredor Chelas-Barreiro foi confirmada esta quinta-feira, em Conselho de Ministros. A nova ponte integrará as componentes ferroviária, de alta velocidade e convencional, e rodoviária.

 
Ponte 25 de Abril

O relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) conclui que a ligação Chelas-Barreiro “se apresenta como claramente mais favorável para a travessia ferroviária do Tejo na área metropolitana de Lisboa” e que “é viável e justificável a associação de uma componente rodoviária a esta travessia”.

 

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, foi mandatado para promover o desenvolvimento do projecto, nomeadamente a inserção da Terceira Travessia do Tejo (TTT) nos sistemas viários do Barreiro e de Lisboa, tendo como objectivo lançar o concurso público internacional para a concessão no próximo mês de Novembro.

Data: 04-04-2008
Fonte: Portal do Cidadão e Portal da Empresa com Portal do Governo
sinto-me: Carpe Diem
publicado por mileumpecados às 11:03
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Zé da Burra o Alentejano a 8 de Abril de 2008 às 12:00
Como já comentei em vários "blogues", eu defendo uma travessia ferroviária para o TGV e outros comboios a partir do Montijo, por ser mais curta do que no Barreiro e não descaracterizar a imagem do rio e do "Mar da Palha", em Lisboa. Uma outra travessia só rodoviária deveria ser construída por túnel entre Algés e a Trafaria.

A travessia rodoviária Algés e a Trafaria retiraria certamente bastantes veículos automóveis da ponte 25 de Abril, que ficaria assim disponível para receber o trânsito que hoje utiliza a Vasco da Gama dada a saturação da 25 de Abril.

O trânsito do novo aeroporto far-se-ia então sobretudo pela ponte Vasco da Gama que ficaria aliviada porque uma parte do seu actual trânsito transitaria para a 25 de Abril ou deixaria simplesmente existir porque os actuais utentes passariam a utilizar o comboio suburbano que servirá certamente o novo aeroporto de Alcochete.

A travessia em Algés, que daria seguimento à CRIL, a qual termina hoje em Algés numa rotunda, poderá ser por ponte ou por túnel, mas a ser feita por ponte terá quer ser tão ou mais alta que a 25 de Abril, por isso, penso, que a melhor solução deverá ser o túnel e talvez fique mais barato. Mas os especialistas poderão avaliar.

O facto de Lisboa passar a possuir uma travessia diferente das restantes teria até interesse estratégico e militar.

De mileumpecados a 9 de Abril de 2008 às 13:40
Olá Zé da Burra, o Alentejano

Muito, muito obrigada pelo versado e inteligente comentário acerca deste assunto tão polémico, tão actual, e que divide tanto a opinião pública.
É através do diálogo e da explanação de diversas ideias, como o Zé da Burra fez, que se poderá chegar a uma conclusão satisfatória para todos.

E já agora...o nome Zé da Burra está demais!

Carpediem para si!!!

Mileumpecados

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. St. Valentine's... O AMOR...

. A "INÚTIL" (PROFESSORA) e...

. Memórias ...

. Bolo 3D "Faísca MCQUEEN"....

. Violeta e o seu ursinho d...

. "I'm free and wild"...mot...

. Presentes bem docinhos......

. OVELHA CHONÉ ...bolo 3D

. ARROZ DOCE, eterna tradiç...

. O COMANDO É MEU...bolo 3D

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Outubro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

.Google Analytics

.Clicky

Clicky Web Analytics

.Chicklet Chooser

Add to Google Reader or Homepage

.woopra

blogs SAPO

.subscrever feeds